NO RIO DE JANEIRO FORAM REGISTRADOS OITO CASOS; EM ITAPERUNA FORAM CONFIRMADOS 3 CASOS E 2 MORTES

Destaque Itaperuna

A febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, é uma doença grave e de alta letalidade. O alerta foi feito pelo presidente do Instituto Vital Brazil, Alexandre Chieppe, na manhã desta quarta-feira (14/06), em entrevista à rádio Bandnews durante a Semana da Saúde de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Chieppe, que é infectologista e foi secretário de Estado de Saúde até o ano passado, foi questionado por conta dos últimos dois casos de morte confirmados em São Paulo na terça-feira (13/06). O estado de SP tem seis óbitos registrados no total desde janeiro deste ano. No Rio de Janeiro, foram oito casos de febre maculosa registrados no período, com dois óbitos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, do dia 01 de janeiro a 14 de junho de 2023,  foram registrados, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 40 casos suspeitos de febre maculosa, já retirados os descartados para outro agravo. Dos 40 casos suspeitos, 8 foram confirmados, sendo que 2 evoluíram a óbito por febre maculosa. No município de Itaperuna 3 casos foram confirmados e houve 2 óbitos pelo agravo. Outros 5 casos ocorreram sem evoluir a óbito: 2 em Nova Iguaçu; 1 em Angra dos Reis; 1 em Itaocara; e 1 em Natividade.

Diante da letalidade da doença e dos recentes casos no país, principalmente em São Paulo, a SES-RJ ressalta que é fundamental um diagnóstico rápido e preciso.

Fonte: Na Boca do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *